quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Efetivação das Medidas Socioeducativas nos Municípios entra em Debate



O Centro Sócio Pastoral participou do debate sobre a municipalização de medidas socioeducativas promovido pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).
O evento ocorreu ontem a partir das 14h, no Hotel Escola Barreira Rocha, e contou com a participação do sociólogo, antropólogo e doutor em Educação, Paulo Marques, um dos idealizadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.
O Seminário contribuiu para uma visão, ampla e atualizada dos limites e perspectivas do atendimento ao adolescente infrator sentenciado à medida socioeducativa em meio aberto. Segundo pesquisas, estima-se que no sistema em meio aberto, a reincidência seja de 15% e, nas medidas em meio fechado, a reincidência está entre 20 e 25% (no sistema penal adulto, a reincidência é de 60%).
O Centro Sócio Pastoral, instituição filantrópica, já participa deste processo há algum tempo recebendo jovens infratores, sentenciados à medidas socioeducativas, e encaminhano-os para realizarem serviços na Casa Crescer e no Espaço Solidário. Percebemos que, todo o atendimento previsto deve privilegiar o local onde estão os adolescentes, evitando afastá-los de seu ambiente da origem, da família e da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário