terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Segue a Semana Pedagógica

Uma das discussões que comporam os temas trabalhados na Semana Pedagógica foi sobre a Escola Integral. Dr. Arnon Andrade, estudioso do processo, norteou o debate e esclareceu alguns pontos referentes a integralização do ensino. Para o Centro Sócio, particularmente Casa Crescer, é muito importante compreender essa questão, uma vez que pode chegar a ser um local de uso do programa Mais Educação do Governo federal.


Como deve ser a integralização de acordo com o Programa Mais Educação:


O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.
Esse ideal está presente na legislação educacional brasileira e pode ser apreendido em nossa Constituição Federal, nos artigos 205, 206 e 227; no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º9089/1990); em nossa Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9394/1996), nos artigos 34 e 87; no Plano Nacional de Educação (Lei n.º 10.179/2001) e no Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Lei n.º 11.494/2007).
O Programa Mais Educação atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e territórios marcados por situações de vulnerabilidade social, que requerem a convergência prioritária de políticas públicas.






Dr. Arnon Andrade


Professores em Discussão

Nenhum comentário:

Postar um comentário