sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Espaço Solidário - Centro de Convivência: Feijoada Solidária

Espaço Solidário - Centro de Convivência: Feijoada Solidária: VAMOS PARTICIPAR E COLABORAR!!!!!!

Noite do Jubileu

Quarta-feira, 22/08, o Centro Sócio Pastoral e os amigos de Penzberg reuniram-se na quadra da Casa Crescer para celebrar o Jubileu da parceria. Foi um momento especial de confraternização e resgate da memória desses 25 anos de história.
Havia disposta uma linha do tempo, construída com fotos, documentos e diversos objetos que permearam os encontros entre as duas comunidades; nela foi possível observar o estreitamento dos laços da amizade e a troca de culturas e vivências.
O encontro iniciou-se com as falas de Pe. Robério Camilo, Ion Andrade e Gisela, nas quais foi colocado a importância da parceria e seus frutos.  Foram preparadas diversas apresentações. Os funcionários da Casa Crescer e da Espaço Livre dançaram músicas regionais; os alunos do grupo de musicalização, da Casa Crescer, apresentaram Asa Branca e Peixe Vivo, tudo em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Um grupo de capoeira regional de Bairro Nordeste realizou uma bela apresentação.
Finalizamos a noite festiva jantando um cardápio alemão, preparado por nossos amigos parceiros, e partilhando o bolo comemorativo.

 Vela do Jubileu                             Fala de Ion Andrade

        Funcionários reunidos                  Gisela e ao fundo linha do tempo


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Comemorando o Jubileu nos espaços do Centro Sócio

Durante toda essa semana os nossos amigos de Penzberg estarão visitando os espaços que compõem o Centro Sócio Pastoral afim de celebrar junto aos que os compõem o nosso jubileu.
Quarta-feira, 15/08, foi o dia da Casa Crescer. Eles visitaram todas as salas, observando como se dá o trabalho desenvolvido. Puderam ver os murais, preparados pelos alunos que estudaram a cultura da região da Bavária. Finalizando o encontro com um grande sarau na quadra onde foi possível realizar as trocas referentes a cultura dos dois povos.






Hoje, foi o dia da Espaço Livre. Interagiram com as crianças, observando o que foi preparado para ser apresentado e demostrando também aspectos culturais da Alemnha. Puderam perceber a desenvoltura das crianças da pré-escola com o microfone e com a cultura popular do nosso país. Almoçaram junto aos funcionários nas dependencias da escola.


Também visitaram o Espaço Solidário. Descansaram nas redes e participaram da missa de despedida de Pe. Luis Paulo. Viram a alegria dos idosos, que apresentaram danças vestidos à caráter  e mostraram também as danças típicas da Bavária. Foi muito lindo perceber a alegria dos idosos com a visita de nossos amigo parceiros da cidade de Penzberg.


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

25 anos de História

Hoje, nossos amigos de Penzeberg reuniram toda a comunidade às 19h30 na capela de Nossa Senhora da Conceição, para fazer um retrospecto desses 25 anos de parceria. Através de recurso áudio-visual, os participantes puderam ver fotos e vídeos dessa história. Desde sua fundação, realizada por padre Sabino e padre Conrado, até a atualidade.
Para todos nós foi muito importante perceber o quão solida é essa parceria, e que bons frutos trazem à todos nós que fazemos parte dela. Acreditar que sempre será renovada e levada adiante.



sábado, 11 de agosto de 2012

Missa do Jubileu

Esse sábado, a comunidade de Mãe Luiza celebrou junto aos amigos de Penzberg a missa do jubileu da parceria. Foi um momento de troca e alegria para todos nós que fazemos parte dessa história.
No início da celebração Ingrid e Joaquim entregaram à padre Robério uma vela que representa a luz em nossa caminhada. As bandeiras da Bávária, Brasil e Alemanha, também estavam presentes como símbolo da  união entre as nações. Nossos amigos de Penzberg, participaram ativamente colaborando nos cantos e na liturgia. Ao final Gisela e padre Robério falaram sobre os anos de troca e amizade, e resaltou a importancia desse enlace.







quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Chegada dos Parceiros de Penzberg

Chegam hoje os nossos parceiros da comunidade de Penzberg/Alemanha. Ao todo são nove amigos, que estarão conosco durante duas semanas comemorando o jubileu, assim como foi feito lá em nossa estadia no mês de janeiro. 
Serão desenvolvidas diversas atividades juntamente com os vários espaços que compõem o Centro Sócio Pastoral: Espaço Livre, Casa Crescer, Espaço Solidário e Igreja.
Esperamos que todos façam boa viagem e cheguem animados para a festa.