sábado, 23 de março de 2013

Programação da paróquia para a Semana Santa 2013


DOMINGO DE RAMOS

A)      NOSSA SENHORA DE LOURDES – Pe Robério

a.        SÁBADO às 17h30min – Ramos.

b.        DOMINGO

a)        9h – Missa

b)       19h – Missa

B)      NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

a.        SÁBADO às 19h Bênção e procissão dos Ramos saindo da Escolinha Espaço Livre na 4ª Travessa. Missa às 19h30min.

b.        DOMINGO às 7h30min – Bênção e procissão dos Ramos saindo do Espaço Solidário. Celebração logo em seguida. – Seminaristas Alan

C)      SÃO FRANCISCO – AREIA PRETA – 11h - Pe Robério

D)      SANTANA – RUA DO MOTOR – 7h30min – Pe Robério

QUINTA FEIRA SANTA – Trazer pão


a)        NOSSA SENHORA DE LOURDES – Pe Robério

17h 30min – Missa do lava pés

Adoração ao SS Sacramento até às 22h

b)       NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – Pe Robério

19h 30min. Missa do lava pés

Adoração ao SS Sacramento até às 22h

SEXTA FEIRA SANTA – JEJUM E ABSTINÊNCIA DE CARNE


c)        NOSSA SENHORA DE LOURDES – Pe Robério

Das 7h às 15h - Adoração ao Santíssimo Sacramento

15h – Celebração da Paixão - VIA SACRA LOGO EM SEGUIDA

d)       NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – Diác. Márcio

Das 8h às 15h - Adoração ao Santíssimo Sacramento

15h – Celebração da Paixão – VIA SACRA LOGO EM SEGUIDA

SÁBADO SANTO – Trazer vela e água

a)        NOSSA SENHORA DE LOURDES - Vigília Pascal 22h - Pe Robério

b)       NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - Vigília Pascal. 19h 30min – Pe Robério

DOMINGO DE PÁSCOA 


a)        CAPELA DE SANTANA, Praia do Meio – 7h 30min – Pe Robério

b)       NOSSA SENHORA DE LOURDES – às 9h e 19h – Pe Robério

c)        SÃO FRANCISCO – às 11h – Pe Robério

d)       APARECIDA 17h – Pe Robério

e)        NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – 19h30min – Celebração – Diác. Márcio

HORÁRIOS DE ADORAÇÃO


a)       NA NOSSA SENHORA DE LOURDES

QUINTA FEIRA SANTA - Após a Missa até às 22h – Ministérios de música

SEXTA FEIRA SANTA

7 às 8h – Ministros, Liturgia e Coroinhas

8 às 9h – Terço dos Homens

9 às 10h – Pastoral do dízimo

10 às 11h – Pastoral familiar

11 às 12h – Catequese / Crisma

12 às 13h – Pastoral da acolhida

13 às 14h – Pastoral da Saúde / Pastoral da Sobriedade

14 às 15h – Pastoral do Batismo/ Apostolado da Oração



a)       NA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

QUINTA FEIRA SANTA - Após a Missa até às 23h

SEXTA FEIRA SANTA

8 às 9h – Coroinhas – Setor Caixa D’água e Posto Policial

9 às 10h – Ministros extraordinários – Setor Praça e Bacia

10 às 11h – Catequistas, catequizandos e crismandos

11 às 12h –Terço dos Homens – Setores: Alto da Colina e NS da Conceição

12 às 13s – Pastoral da Liturgia – Setor Severino Bezerra

13 às 14h – Mãe Peregrina e Terço da Misericórdia – Setores: Campo de Futebol e Brisa do Mar
            14 às 15h – Legião de Maria e Ministérios de Música – Setores: Guanabara e Barro Duro

domingo, 10 de março de 2013

Atenção jovens da Comunidade!!!!

Senac oferecerá sete mil vagas gratuitas para alunos de escolas estaduais

Cursos são oriundos de parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Confira o quadro de vagas completo do primeiro semestre: clique aqui

O Senac, em parceria com o Governo Federal e com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, ofertará mais de sete mil vagas gratuitas para alunos das escolas estaduais norte-rio-grandenses, ao longo de 2013, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Neste primeiro semestre, serão 3.028 vagas. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 15 de março, nas secretarias das escolas estaduais, para os cursos técnicos, e pelo site, para os cursos de Formação Inicial e Continuada. O estudante só poderá se inscrever no curso ofertado em turno oposto ao frequentado por ele na escola. 

As capacitações abrangem formação em áreas como informática, turismo, gestão, beleza, saúde e comércio, em um total de 38 cursos distintos. As aulas serão realizadas nos municípios de Assú, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim. 

Os interessados em concorrer às vagas devem ser alunos do ensino médio regular ou do 5º período ou ensino médio da educação de jovens e adultos de qualquer entidade da rede estadual de ensino. Quando os inscritos forem em número maior que o quantitativo de vagas ofertadas, ocorrerá um sorteio eletrônico pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. O resultado será divulgado no dia 01 de abril, através do portal.

O Diretor Regional do Senac, Helder Cavalcanti, explica que, além da capacitação gratuita, que inclui o material didático e equipamentos necessários, o aluno ainda tem acesso a uma Bolsa-Auxílio, a fim de contribuir com as despesas de transporte e alimentação.

Para o Presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz, esta é mais uma ação que irá contribuir para que os jovens potiguares possam se qualificar, a fim de estarem aptos a ingressar no mercado de trabalho. "Em 2013, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, destinará 22.885 vagas gratuitas à população de baixa renda, por meio dos diversos programas com os quais atua, oportunizando a democratização do acesso ao ensino profissional no Rio Grande do Norte e ampliando as chances daqueles que querem o primeiro emprego ou necessitam de maior qualificação na atividade que desempenham", afirmou.

Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Governo Federal, em parceria com os governos estaduais, municipais, Sistema "S" e institutos federais, está oferecendo bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional. A meta é que oito milhões de pessoas em todo Brasil possam ter acesso a oportunidades de capacitação até 2014. 

O Programa tem o objetivo de atender a diferentes públicos. Além da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, o Senac atua em parceria com os ministérios do Turismo, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Trabalho e Emprego, oferecendo cerca de 15 mil vagas no total em 2013.

Outras informações podem ser obtidas no telefone (84) 4005-1000. 

Veja a lista de cursos disponibilizados pelo Senac:

Administrador de Bancos de Dados, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Financeiro, Balconista de Farmácia, Bombeiro Civil, Cabeleireiro, Cabeleireiro Assistente, Costureiro, Depilador, Editor de Animação, Manicure, Maquiador, Massagista, Monitor de Recreação, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computador, Operador de Supermercados, Organizador de Eventos, Programador de Sistemas, Programador Web, Recepcionista, Recepcionista de Eventos, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Meios de Saúde, Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Logística, Técnico em Podologia, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Transações Imobiliárias, Vendedor de Produtos Ópticos.
 

Casa Crescer e Espaço Livre em ação comunitária

Os alunos da Casa Crescer e da Espaço Livre participaram do movimento realizado em prol da mulher e da limpeza dos lixões de Mãe Luiza. Em passeata, se dirigiram com cartazes para o encontro que se deu na última sexta-feira (08/03). Fomentar nas crianças o interesse pela ação cidadã é um dos pilares que sustenta a metodologia de ensino dessas instituições que fazem parte do Centro Sócio Pastoral.

 Mural produzido pelos jovens Casa Crescer

 Alunos da Casa em passeata 

 Leitura de poemas ecológicos

 Crianças da Espaço Livre protestando
 
Espaço Livre chegando em passeata

sexta-feira, 8 de março de 2013

Lixo: responsabilidade de todos nós

Não faz muito tempo, mais precisamente acerca de cinco meses, o blog do Jornal Fala Mãe Luiza no post Lixo - Uma questão de classes? refletiu sobre a questão da coleta do lixo em nossa comunidade. Nele nos perguntavamos que critérios eram utilizados pela Urbana, na administração passada, para realizar a coleta regular. Colocamos em xeque o fato de estarmos entre os bairros de Petropolis e Areias Pretas e não termos dispensado a nossa comunidade o mesmo asseio e cuidados de nossos vizinhos. 
Desde então, muitas mudanças ocorreram, inclusive de gestão, e lamentavelmente constatamos que o problema não estava só na irregularidade ou suspensão da coleta, mas também em nós mesmos. Não é difícil perceber pelas ruas da comunidade a grande movimentação dos caminhões da empresa Vital, operadora contratada pela prefeitura para regularizar a coleta do lixo na zona leste da capital; e mesmo com tanto empenho e regularidade terem seus esforços frustrados, pois os lixões permanecem e se proliferam em diversos pontos do nosso bairro.

 Ação da Vital ao lado do Severino Bezerra

 Ação da Vital na rua João XXIII
E agora comunidade de quem é a culpa? Precisamos encarar o lixo como uma resposabilidade de todos nós e parar de colocar a culpa em qualquer "bode expiatório". É a nossa vez de colocar a mão na massa. De organizar os nossos resíduos em nossas casas e esperar os dias de coleta regular. Precisamos unir forças para perceber que o descarte correto do lixo não é só uma questão de preservação da boa estética do bairro, mas sim uma questão de saúde e qualidade de vida. 
A ação conjunta que limpou o "lixão do Severino Bezerra de Melo" precisa se estender aos outros lixões de toda Mãe Luiza. No entanto, precisamos encarar que os principais agentes da mudança somos nós. Nosso bairro é reconhecido internacionalmete como uma comunidade que discute e pensa seus problemas. Arregacemos as mangas então e vamos fazer juz e corroborar esse reconhecimento.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Mãe Luiza em prol da Mulher e da Retirada dos Lixões

Amanhã, 08 de março, ao lado da Escola Severino Bezerra de Melo e da Unidade Mista de Mãe Luiza ocorrerá uma grande movimentação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e em prol da retirada dos lixões de Mãe Luiza. Trata-se de uma ação conjunta entre Prefeitura do Natal, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semurb), Obras e Infraestrutura (Semopi), Saúde (SMS) e Urbana; entidades e movimentos sociais da comunidade, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Núcleo de Ação e Cidadania (NASC) e Mutyrum (UFRN), no intuito de desenvolver diversas ações que fomentem na comunidade uma conciência para o armazenamento adequado dos resíduos, uma boa convivência com o ambiente e a questão da mulher. 
Ao longo de toda semana foram realizadas diversas atividades que culminarão com a ação que ocorrerá amanhã a partir das 9h e se prologará até as 14h. TODA A COMUNIDADE É CONVIDADA A PARTICIPAR E USUFRUIR DO EVENTO!!!