terça-feira, 29 de abril de 2014

Vacinação contra HPV segue nas unidades de saúde do bairro

por Ricardo Moreira

Segundo o Ministério da Saúde em todo o Brasil mais de 3 milhões de meninas com idade entre 11 e 13 anos já foram imunizadas contra o HPV (Papiloma-vírus Humano).  A campanha de vacinação, iniciada em março, visa a prevenção do câncer do colo do útero. Em Mãe Luíza a vacinação que teve início em paralelo nas escolas da rede pública e nas unidades de saúde do bairro.

Nas escolas a campanha parece ter conseguido atingir seu objetivo. Segundo a diretora da Escola Estadual Prof. Severino Bezerra de Melo - Eliane Pereira Nunes, a vacinação foi bem-sucedida, a escola realizou a vacinação no turno da manhã (horário com maior número de meninas na faixa etária contemplada pela campanha), as alunas receberam informação prévia em sala de aula e diversos cartazes informativos foram colocados na escola. Segundo Eliane em nenhum momento os pais ofereceram resistência à vacinação.
  

Eliane Pereira diretora da Escola Estadual Prof. Severino Bezerra de Melo
Foto: Ricardo Krusty

Por outro lado nos postos de saúde do bairro a procura pela vacina tem sido abaixo do esperado. Segundo Aparecida Câmara Santos administradora da Unidade Mista de Saúde de Mãe Luíza a procura pela vacina na unidade tem sido abaixo do esperado, como não tem um controle quanto ao número de atendimentos realizados nas escolas ela não sabe se esse pode ser um dos motivos para a baixa procura. Aparecida diz que uma forma de atingir um maior número de meninas é informando aos que vem a unidade de saúde por outros motivos: “Nós orientamos as mães nas filas, quando vem ao pediatra e lembramos que essa vacina está sendo ofertada de graça e que na rede privada essa é uma vacina de alto custo”.

Fato semelhante é percebido no Centro de Saúde Aparecida (Guanabara) uma média semanal de 15 meninas tem procurado o Centro para serem vacinadas, para Lígia Sílvia de Oliveira - enfermeira, isso se deve ao medo decorrente de boatos sobre reações a vacina. Para ambas essa baixa procura não se deve a falta de informação já que a campanha vem tendo ampla divulgação.

E foi a ampla divulgação a cerca da vacinação que motivou Adriana Costa e levar sua filha Eveelin Yasmin, 12 anos, ao Centro de Saúde. Ela contou ter recebido informação sobre a campanha na TV e na escola da filha “sempre trago meus filhos para serem vacinados, o melhor é evitar disse Adriana enquanto a filha tomava a dose da vacina.



Vacinação contra o HPV no Centro de Saúde Aparecida
Foto: Ricardo Krusty

Segundo Terezinha Vicente Firmino - Técnica de enfermagem, essa tem sido a dinâmica na vacinação: mães que acompanham suas filhas para que estas tomem a primeira dose da vacina quadrivalente, assim chamada por prevenir contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). As meninas vêm acompanhadas das Mães e as que já são sexualmente ativas recebem além da vacina informações sobre as outras formas de prevenção.


A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero, ela não substitui o exame preventivo, o Papanicolau e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que após dois exames anuais consecutivos negativos as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, a cada três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário