terça-feira, 17 de junho de 2014

A quantas anda as ações de assistência em Mãe Luiza

Desde a noite de ontem, segunda-feira, 16, máquinas e operários trabalham para cobrir com lonas plásticas a cratera na rua Gunabara.  A obra de caráter emergencial procura evitar novos deslizamentos em Mãe Luiza e Areia Preta. Esta "cobertura" servirá como uma espécie de “calha” por onde a água da chuva deve escoar até o mar sem causar mais danos e assoreamentos na área afetada. As ações foram autorizadas por técnicos da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Quanto ao tráfego na avenida Governador Silvio Pedrosa (Via Costeira) principal rota da linha 33 que assiste nossa comunidade, ainda não há previsão para sua liberação pois a limpeza de sua área está apenas no começo.


Hoje, 17, pela manhã, uma equipe de cinco geólogos do Serviço Geológico do Brasil, ligado ao Ministério de Minas e Energia, foi apresentada em reunião na Prefeitura de Natal pelo prefeito Carlos Eduardo como responsáveis pela avaliação final acerca dos prejuízos e do futuro da área onde ocorreram os deslizamentos no bairro e em Areia Preta. O grupo começou nesta terça-feira os trabalhos de análise na área, e tentará entregar o diagnóstico o mais rápido possível. Eles também dirão se ainda será possível ocorrer ocupação no local e também os custos para a recuperação da região.


Ainda na reunião, na presença de geólogos, moradores, secretários e imprensa, Carlos Eduardo assumiu o compromisso emergencial de pagar aluguel para as famílias de Mãe Luiza que ficaram desabrigadas após o incidente. Na ocasião o prefeito explicou que todas as medidas estão sendo adotadas pela Prefeitura para minimizar os transtornos dos moradores desabrigados e no menor prazo possível.


 A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas) está fazendo a distribuição das diversas doações recebidas no ponto de apoio montado para ajudar as pessoas atingidas na rua Guanabara, em Mãe Luiza. Em uma tenda coberta por uma lona azul é possível realizar o cadastramento e receber kits. A Prefeitura irá se reunir com o Comandante do Exército para montar uma operação efetiva e com rapidez para o trabalho de distribuição.


O Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição, também está distribuindo kits de doações para as famílias afetadas, com mantimentos suficientes para uso ao longo de uma semana. Pedimos a quem já foi atendido que não tente enganar os voluntários engrossando as filas e tirando a oportunidade de assistência a outras famílias.


Uma das grandes necessidades de nossa comunidade ainda é o acesso a água potável. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando “manobras” no sistema de abastecimento para as diferentes partes do bairro, fornecendo água em horários em que não chove. No entanto, ainda não está sendo suficiente para atender toda comunidade que nos últimos dias tem recebido a visita de carros pipas.

Amanhã, quarta-feira, 18, as 15h, ocorre uma reunião na Igreja Batista do Farol com várias entidades e órgãos do governo responsáveis pelas ações de assistência no intuito de traçar metas mais eficientes para atender os acometidos pelo deslizamento.

Fotos: fernando Domingo/Roberto Lucena/Micael Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário