segunda-feira, 30 de junho de 2014

Audiência Pública: Mãe Luiza em foco

Hoje, segunda-feira, 30, aconteceu a audiência pública "Os problemas causados pelas chuvas no município de Natal (Mãe Luiza e lagoas de captação)", proposta pela Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação na Câmara Municipal de Natal.

Audiência pública na Câmara Municipal
 
Estiveram presentes alguns vereadores, autoridades, representantes das secretarias municipais, da CAERN e, principalmente, as lideranças comunitárias e a comunidade de Mãe Luiza. Momento muito importante, onde foi possível colocar os anseios e necessidades da comunidade em vista dos desabamentos ocorridos na rua Guanabara.

 Moradores de Mãe Luiza acompanhando a audiência

No encontro a comunidade destacou alguns pontos considerados urgentes para o bem estar social, de seus moradores:
  • Aluguel social;
  • Restabelecimento do abastecimento da água pela CAERN;
  • Reavaliação da Escola Selva Lopes, por parte da Defesa Civil;
  • Relocação dos que estão abrigados nas escolas, tendo em vista a retomada do ano letivo;
  • Fiscalização das construções irregulares, principalmente as que foram construídas em muros de arrimos;
  • Revisão das estruturas dos muros de arrimo;
  • Revisão e manutenção das escadarias;
  • Resposta urgente ao problema da violência estreitamente ligado ao comércio das drogas no bairro, que vem se aproveitando da situação para ameaçar e invadir residências, comércios, abrigos e etc.

Maxuel Amaro dos Santos falando a imprensa sobre suas perdas

De concreto, o que resultou da audiência foi a promessa de aprovação do projeto de "Auxílio Moradia" que será apresentado pela prefeitura a Câmara amanhã, terça-feira, 01 de junho, e votado na quarta-feira, 02. A explicação da prefeitura em relação a escolha desta modalidade de assistência, em detrimento do "Aluguel Social", é a rapidez que a opção escolhida garante ao processo. É o que a comunidade espera. 
De acordo com o projeto, o "Auxílio Moradia" no valor de um salário mínimo será entregue as famílias cadastradas pela SEMTAS - Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, que possuam renda de até três salários mínimos, para viabilizar os aluguéis. Os casos que não se encaixem nestes padrões serão analisados pelas secretarias. Estaremos de olho.

Representante do Conselho Comunitário Nilson Venâncio na tribuna


Padre Robério diretor do Centro Sócio-pastoral na tribuna

Nilson Venâncio e Padre Robério Camilo ressaltaram a importância de se agir, o mais depressa possível, para dar assistência as famílias afetadas com os dessastres. Mas colocaram também que é necessário planejamento e ações a longo prazo em toda a comunidade de Mãe Luiza, para monitorar as áreas de risco e evitar novas perdas.
A comunidade de Mãe Luiza mostrou a Câmara  Municipal de Natal, que está unida em busca da resolução dos problemas que afetam o bairro, sobretudo para cobrar das autoridades responsáveis o cumprimento de seu papel. Esta é mais uma dentre tantas de nossas lutas e estaremos de olho bem aberto.
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário