quarta-feira, 16 de julho de 2014

Lista do "Auxílio Moradia" sai nesta quinta-feira, 17

Será divulgada nesta quinta-feira, 17, a partir das 14h, a lista dos moradores de Mãe Luiza que terão direito ao "Auxilio Moradia",  benefício que será retroativo ao dia 15 de junho. Ou seja, as famílias irão receber  dois salários mínimos, que correspondem a dois meses de aluguel. 

O secretário municipal de habitação, Homero Grec Cruz Sá, foi quem deu a notícia a comunidade na tarde desta quarta-feira, 16, em mais uma reunião com os moradores na Escola Selva Lopes. Homero detalhou passo-a-passo, para compreensão de todos, como se dará a atuação da Secretaria de Habitação neste processo: a) Moradia Transitória e b) Moradia definitiva.


Neste primeiro momento, será garantida a "Moradia Transitória". As famílias que tiveram suas casas INTERDITADAS pela Defesa Civil irão receber o "Auxílio Moradia", que fique bem claro que o benefício será concedido ao inquilinos, aqueles que moravam nos imóveis. 

Após identificar seu nome na lista de beneficiários, o morador deve se dirigir a Secretaria de Habitação, nos dias 21 e 22 de julho (segunda e terça-feira), com Identidade, CPF e o número da conta corrente em seu nome, é nela que será depositado o valor a ser pago. As 93 famílias serão previamente divididas entre esses dois dias e terão o dia também definido na listagem.

ATENÇÃO: é critério que a conta corrente esteja no mesmo nome do beneficiário que constará na listagem, o responsável pela família cadastrado pela SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social).

As famílias beneficiadas com o "Auxílio Moradia" irão assinar uma declaração, uma espécie de termo se comprometendo a utilizar o dinheiro depositado para pagar os alugueis dos imóveis. O cumprimento deste termo será fiscalizado pela Secretária de Habitação, e caso o dinheiro não esteja sendo utilizado corretamente o benefício será suspenso.

Homero alertou que quem não estiver na lista, não adianta procurar a Secretaria de Habitação, estes casos serão observados junto a SEMTAS, que deverá analisar os motivos da falta e tomar as providencias cabíveis observando os cadastros.

Em um segundo momento, será garantido a "Moradia Definitiva". Os imóveis interditados serão separados em três modalidades: a) Casas completamente destruídas; b) Casas comprometidas e c) Casas interditadas por precaução.

As casas completamente destruídas, que segundo Homero estão entre 30 e 35 moradias, serão reconstruídas e devolvidas aos seus proprietários. Já as comprometidas serão reformadas, e as interditadas por prevenção serão liberadas após análise da Defesa Civil e da SEMOPI. Serão utilizados possíveis recursos federais, conseguidos junto ao Ministério da Integração; do programa "Minha Casa Minha Vida" e da Prefeitura do Natal. A intenção é manter os moradores no bairro, construindo as novas moradias em possíveis terrenos desocupados e na área recuperada.

Na ocasião estiveram presentes os vereadores Sandro Pimentel, Júlia Arruda e Eleika Bezerra que se comprometeram em atuar, com uma comissão de moradores, junto a CAERN e COSERN, no intuito de restabelecer o fornecimento de água e energia regular o mais rápido possível.

As reuniões do Fórum de Entidades de Mãe Luiza junto com moradores e representantes das diversas entidades públicas continuarão acontecendo todas as quartas-feiras, as 15h30, na escola Selva Lopes. Estaremos sempre acompanhando de perto. Ainda faltam muitas respostas, por exemplo como se dará o ressarcimento das perdas materiais como móveis e carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário