quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Manifestação "MÃE LUÍZA DE LUTO" acontece hoje na Via Costeira

O Projeto MÃE LUIZA (SEM) DESASTRES da UFRN em parceria com a comunidade de Mãe Luíza promovem nesta quarta-feira, 20,  a manifestação "MÃE LUIZA DE LUTO", às 16h, na Via Costeira em frente ao Posto Shell. O movimento reivindica:

  • A reconstrução imediata do muro de arrimo, escadas e calçadas destruídos;
  • O conserto e religação das tubulações de água;
  • A reconstrução das casas destruídas e em risco de desabamento;
  • A reforma das casas atingidas, deixando-as sem risco de desabamento.


  • Veja o texto do manifesto na integra:

    Todo ano a Comunidade de Mãe Luíza sofre com a paralisia de dezenas de anos dos poderes públicos, que não investem em infraestrutura no Bairro e deixa a Comunidade à mercê da chuva que mata, sequela, desaloja e desabriga famílias, destrói casas e demais pertences, destrói estabelecimentos e equipamentos públicos, como escolas, postos de saúde, interrompe fornecimento de energia, de água e de telefone e estoura tubulações de esgoto, produzindo risco ampliado à saúde pública.

    A população de Mãe Luíza informou e denunciou aos poderes públicos, várias vezes, antecipadamente, a vulnerabilidade do Bairro às chuvas que estariam chegando e reivindicou providências às autoridades competentes para evitar os danos materiais e humanos que poderiam ser ocasionados pelas chuvas. Mas, infelizmente, nada foi feito!!!

    Hoje, 20 de agosto de 2014, faz dois meses e uma semana que parte do Bairro de Mãe Luíza foi engolida por uma cratera, que engoliu casas e quase engole os Cidadãos que vivem e trabalham no bairro; inclusive, você que por lá vai ou passa. Em outros anos matou e feriu pessoas!

    As chuvas que provocaram este desastre ocorreram em 13 de junho de 2014, a pouco de dois meses. Embora a população de Mãe de Luíza tenha denunciado e solicitado providências, várias vezes, à CAERN, para consertar um pequeno vazamento em uma tubulação, ainda no seu início, a CAERN ignorou a solicitação da população, o que ocasionou o avanço progressivo da erosão do solo, que entrou em colapso com as chuvas, arrastando 37 casas de famílias e desabrigando 171 pessoas.

    Este desastre, mais uma vez vivido pela Comunidade de Mãe Luíza, foi provocado pela ausência ou muito tímida ação do poder público em obras de infraestrutura, visando à prevenção de desastres, conforme preconiza a Lei 12.608/2012, que veio a provocar danos materiais e danos humanos, desabrigando cerca de 171 pessoas, destruindo 37 casas e pertences, como eletrodomésticos, móveis, roupas, álbuns de fotografias, documentos pessoais, brinquedos, motos, automóveis, etc., colocando em risco iminente outras 109 casas, que foram interditadas pelo órgão de Proteção e Defesa Civil Municipal.

    O desastre traz sofrimento profundo, incalculável, à população e gastos suplementares dos membros da Comunidade e, igualmente, do poder público durante as fases de resposta e recuperação, que poderiam ser evitados ou minimizados com investimentos e ações em prevenção e preparação. Em outras palavras, com a elaboração e execução de um Plano de Contingência para Natal.

    Este desastre provocou danos materiais e vítimas, porque, dentre outras faltas, a Prefeitura de Natal não possui um Plano de Contingência para desastres, nem recebe o apoio devido do Governo do Estado para sua elaboração e execução, como determina a Lei Federal 12.608/2012.

    MÃE LUÍZA DE LUTO

    A Comunidade de Mãe Luíza está em luta para a redução de riscos de desastres, a prevenção de danos materiais e a preservação das vidas das pessoas do Bairro de Mãe Luíza.

    Estamos, hoje, dando um grito de clamor, de reivindicação, para que os poderes públicos garantam a sustentabilidade do Bairro de Mãe Luíza, para que a população possa viver com segurança, com garantia de vida (com qualidade), com ou sem chuva, como ocorre em outros bairros de Natal, inclusive na Via Costeira (p.ex., no Bairro de Areia Preta), onde grandes edificações estão construídas sobre dunas, com infraestrutura adequada e com as famílias e população em geral vivendo sem temor, como deve viver toda a humanidade.

    JUNTE-SE A NÓS, ESTA LUTA TAMBÉM É SUA; É DE TODA NATAL!

    Mãe Luíza Sem Desastres é Natal Sem Desastres. Mãe Luíza Segura é Natal Segura. Mãe Luíza Sustentável é Natal Sustentável. Mãe Luíza com Saúde é Natal com Saúde. Mãe Luíza Digna é Natal Digna. Mãe Luíza com Futuro é Natal com Futuro. Mãe Luíza Feliz é Natal Feliz!!!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário