terça-feira, 29 de abril de 2014

Vacinação contra HPV segue nas unidades de saúde do bairro

por Ricardo Moreira

Segundo o Ministério da Saúde em todo o Brasil mais de 3 milhões de meninas com idade entre 11 e 13 anos já foram imunizadas contra o HPV (Papiloma-vírus Humano).  A campanha de vacinação, iniciada em março, visa a prevenção do câncer do colo do útero. Em Mãe Luíza a vacinação que teve início em paralelo nas escolas da rede pública e nas unidades de saúde do bairro.

Nas escolas a campanha parece ter conseguido atingir seu objetivo. Segundo a diretora da Escola Estadual Prof. Severino Bezerra de Melo - Eliane Pereira Nunes, a vacinação foi bem-sucedida, a escola realizou a vacinação no turno da manhã (horário com maior número de meninas na faixa etária contemplada pela campanha), as alunas receberam informação prévia em sala de aula e diversos cartazes informativos foram colocados na escola. Segundo Eliane em nenhum momento os pais ofereceram resistência à vacinação.
  

Eliane Pereira diretora da Escola Estadual Prof. Severino Bezerra de Melo
Foto: Ricardo Krusty

Por outro lado nos postos de saúde do bairro a procura pela vacina tem sido abaixo do esperado. Segundo Aparecida Câmara Santos administradora da Unidade Mista de Saúde de Mãe Luíza a procura pela vacina na unidade tem sido abaixo do esperado, como não tem um controle quanto ao número de atendimentos realizados nas escolas ela não sabe se esse pode ser um dos motivos para a baixa procura. Aparecida diz que uma forma de atingir um maior número de meninas é informando aos que vem a unidade de saúde por outros motivos: “Nós orientamos as mães nas filas, quando vem ao pediatra e lembramos que essa vacina está sendo ofertada de graça e que na rede privada essa é uma vacina de alto custo”.

Fato semelhante é percebido no Centro de Saúde Aparecida (Guanabara) uma média semanal de 15 meninas tem procurado o Centro para serem vacinadas, para Lígia Sílvia de Oliveira - enfermeira, isso se deve ao medo decorrente de boatos sobre reações a vacina. Para ambas essa baixa procura não se deve a falta de informação já que a campanha vem tendo ampla divulgação.

E foi a ampla divulgação a cerca da vacinação que motivou Adriana Costa e levar sua filha Eveelin Yasmin, 12 anos, ao Centro de Saúde. Ela contou ter recebido informação sobre a campanha na TV e na escola da filha “sempre trago meus filhos para serem vacinados, o melhor é evitar disse Adriana enquanto a filha tomava a dose da vacina.



Vacinação contra o HPV no Centro de Saúde Aparecida
Foto: Ricardo Krusty

Segundo Terezinha Vicente Firmino - Técnica de enfermagem, essa tem sido a dinâmica na vacinação: mães que acompanham suas filhas para que estas tomem a primeira dose da vacina quadrivalente, assim chamada por prevenir contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). As meninas vêm acompanhadas das Mães e as que já são sexualmente ativas recebem além da vacina informações sobre as outras formas de prevenção.


A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero, ela não substitui o exame preventivo, o Papanicolau e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que após dois exames anuais consecutivos negativos as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, a cada três anos.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Abertas inscrições para cursos no Centro Sócio-pastoral

O Centro Socio-pastoral irá realizar três curso em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep) e a Wilivro, empresa especializada em desenvolvimento de softwares e cursos on-line. A previsão é que comecem no dia 05 de maio.
As inscrições já começaram, basta procurar Heriberto no Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, das 8h às 12h e das 14h às 17h com a documentação necessária. As vagas são limitadas.
 
Trata-se de três cursos para três faixas etárias  diferentes, tendo como base o uso de informática. São eles:

1 - Programação SCRATCH:
    O curso ocorrerá pela manhã para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. Tem por objetivo ensinar as crianças a desenvolver jogos interativos em plataformas online. Tem como pré-requisito a criança estar matriculada na escola formal.
     Para realizar a inscrição é necessário a xerox da identidade ou certidão de nascimento, do comprovante de residência e declaração da escola atualizada comprovando estar matriculado em uma escola.

2 - Renda Mais:
     O curso ocorrerá à tarde  para jovens entre 18 e 19 anos de idade, de preferência que já tenham concluído o Ensino Médio. Tem por objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho, ensinando como se comportar, como preparar um currículo e outros fatores que ajudam o jovem a se firmar no mercado.
      Ao final do curso terão seus currículos encaminhados para algumas empresas que se encaixem em seu perfil, podendo serem efetivados.
      Para realizar a inscrição é necessário xerox da identidade, cpf, certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração atualizada que o está cursando e do comprovante de residência.

3 - Alfabetizar:
     O curso destina-se a jovens e adultos que desejem serem alfabetizados, aprendendo a ler e escrever. A pretensão e alfabetizar toda turma em 6 meses.
        Para realizar a inscrição é necessário xerox da identidade, cpf e comprovante de residência.



quarta-feira, 16 de abril de 2014

Programação da Semana Santa

Guiados no espírito de amor ao próximo, quando nos aponta o "caminho iluminado por Jesus", convidamos a todos para celebrar conosco a SEMANA SANTA, na certeza que o dinamismo pascal reanime a vida de fé e de esperança de cada um, das famílias e das comunidades, pois "a Ressurreição de Jesus não é algo do passado; contém uma força viva que penetrou o mundo, onde parecia que tudo morreu, voltam a aparecer, por todo lado, os rebentos da ressurreição" (EVANGELLI GAUDIUM, n. 276)".

Quinta-feira Santa:

19h30 -  Missa do Lava-pés, com adoração ao Santíssimo até às 22h.
              (Levar pão para ser abençoado)

Sexta-feira Santa:

8h às 15h - Adoração ao Santíssimo Sacramento
15h - Celebração da Paixão do Senhor com Via-sacra em seguida pelas ruas da comunidade.

Sábado Santo:

20h - Vigília Padcal
          (Levar vela e água para ser abençoada)

Domingo de Páscoa:

19h30 - Missa de Páscoa


Por uma páscoa renovadora de luz e esperança.

Pe. Robério Camilo e Diácono Fábio Santos

segunda-feira, 14 de abril de 2014

CONVOCAÇÃO: Reunião do Fórum de Entidades

O Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição convida as lideranças comunitárias do bairro para mais uma reunião do Fórum de Entidades de Mãe Luiza. O encontro ocorre hoje, segunda-feira, 14, às 19h no auditório do Centro Sócio-pastoral.
A intenção e formar uma agenda de pontos relevantes, que representem a posição do bairro na reunião da Prefeitura Municipal de Natal, com as diversas secretarias municipais, a se realizar na próxima quarta-feira, 16, na Igreja Católica de Mãe Luiza para delinear um "Plano de Ação Integrado em caráter de urgência para o enfrentamento de problemas ambientais existentes na comunidade".
A presença das lideranças é muito importante, para chegarmos a um consenso de qual será a posição do bairro frente as questões levantadas pela prefeitura.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Inauguração do Ginásio Poliesportivo Arena do Morro

Toda a comunidade de Mãe Luiza reuniu-se na última quarta-feira, 09, às 16h, para a inauguração do tão esperado Ginásio Poliesportivo Arena do Morro na Escola Estadual Senador Dinarte Mariz. Construído numa parceria entre o Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição, Município,  Estado e financiado pela fundação suíça Ameropa. 

Comunidade reunida no Ginásio Arena do Morro

Estiveram presentes a presidente da Fundação Ameropa, Nicole Miescher. Os representantes do escritório Herzog & de Meuron, que doou o projeto arquitetônico, Ascan Mergenthaler  e Markus Widmer, assim como o arquiteto responsável pelo projeto Tomislav Dushanov. O Fórum de Entidades de Mãe Luiza e seus representantes. As autoridades locais: Governadora do Estado Rosalba Ciarlini, a Secretária de Educação Betânia Ramalho e o Prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. 

A solenidade teve início com uma visita guiada pelo arquiteto Lucio Dantas e o engenheiro Roberto Antunes, onde foi possível observar as dependências do Arena do Morro.

Visita Guiada  (foto: João Maria Alves)

Dando seguimento ao evento Nicole Miescher e Padre Robério Camilo, presidente do Centro Sócio-pastoral descerraram a placa comemorativa do complexo sócio-esportivo em companhia das demais autoridades.

 Descerramento da placa

O arcebispo de Natal dom Jaime Vieira da Rocha, juntamente com arcebispo emérito dom Matias Patrício de Macedo, Padre Conrado, da comunidade parceira de Penzberg/Alemanha, e Padre Robério, deram a bênção inaugural seguida pelas homenagens aos colaboradores do projeto. No discurso, dom Matias ressaltou a importância do equipamento esportivo para a construção de uma cultura de paz e ecumenismo na comunidade. Também lembrou de nosso querido Padre Sabino Gentili, ressaltando sua importância fundamental nesse projeto. 

Arcebispo Dom Matias durante discurso da bênção

 Na ocasião, a comunidade também pode conferir apresentações culturais. O grupo de capoeira da Casa Crescer, que contou com o apoio de outros capoeiristas de Mãe Luiza, apresentou uma roda de capoeira demonstrando toda tradição do bairro nessa modalidade. A Mistery Companhia de Dança, parceira da Casa do Bem, trouxe para os presentes um misto de dança clássica e contemporânea. 

 Capoeiristas em apresentação

Mistery Cia de Dança

O evento encerrou-se com a primeira partida de futsal entre jovens da Casa Crescer e da Escola Estadual Dinarte Mariz. Num placar de 4 X 3 para os alunos da escola que abriga o ginásio. Momento de descontração, onde os moradores de nossa comunidade puderam torcer e observar como será pungente a vida do complexo.

Primeira partida de futsal

A Arena do Morro representa a realização do sonho dos moradores de Mãe Luiza. A expectativa geral é que o Ginásio Poliesportivo traga novos ares para a comunidade, e ajude a mostrar aos nossos jovens um caminho diferente do da violência. Um espaço onde a juventude do bairro, sem exceção, vai poder praticar esportes, aprender, se divertir e sobretudo cuidar.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Resultado do Concurso de ideias para Logomarca do Arena do Morro

O "Concurso municipal de ideias para a logomarca do Ginásio Arena do Morro" foi um sucesso. Ao todo recebemos 10 trabalhos gráficos, em composição com memorial explicativo, inscritos por candidatos de toda a cidade do Natal. 
A comissão julgadora reuniu-se em duas ocasiões para análise, e em conformidade com os pressupostos estabelecidos no Edital do concurso elegeu os três primeiros lugares, que contribuirão com ideias significativas para a construção de uma logomarca final.
Os autores dos trabalhos gráficos vencedores foram: Letícia Feitosa Silva Costa, Enio Rafael Nascimento de Freitas e Camila Amaral Nóbrega de Medeiros.

 Três propostas vencedoras

Neste dia 09, quarta-feira, durante a inauguração do Ginásio Arena do Morro, os trabalhos vencedores serão expostos à comunidade. 
O Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição entrará em contato com o ganhadores para combinar as questões referentes a premiação e para discutir como se dará sua participação na construção do logo final.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fala Mãe Luiza Impresso - Edição de Abril


A edição de Abril de 2014 já está circulando nos mercadinhos, escolas, igreja, unidade de saúde, no próprio Centro e em outros pontos da comunidade; e mantém a filosofia de trazer luz sobre os assuntos que são de interesse do bairro.  
Quem não é da comunidade, mas tem interesse em ler o boletim, pode acessá-lo em PDF aqui no blog na aba Edições do Fala Mãe Luiza em PDF. 
Se você acha interessante algo e gostaria de ver estampado nas páginas do jornal, pode entrar em contato conosco através dos diversos canais de comunicação:BlogFacebook, ou no e-mail: falamaeluiza@gmail.com.


terça-feira, 1 de abril de 2014

Concurso: Logomarca do Arena do Morro

Os componentes da comissão julgadora do "Concurso de Ideias para a Logomarca do Ginásio Arena do Morro" reuniram-se nesta terça-feira, 01 de abril, para analisar as propostas enviadas pelos candidatos de toda Natal. As discussões, em torno das propostas, duraram toda manhã e três projetos já se mostram como possíveis escolhas. 
Já que uma das juradas é a suíça Nicole Miescher, o resultado ainda não foi fechado, ficando para ser definido em reunião posterior. Contudo o resultado final será divulgado na data já combinada em Edital, dia 07 de abril de 2014.

Dulce Bentes (Arquiteta), Mario Ivo (Jornalista e publicitário), Júnior Marinho (Jornalista), Olavo Fontes Magalhães (Professor de Designe da UFRN) e Lúcio Dantas (Arquiteto)

Queremos lembrar que o concurso se destina ao fomento de ideias para a logomarca. Portanto,  a escolha dos três primeiros colocados se configura como um primeiro passo inspirador para a logo final e definitiva.
Aguardem o resultado!

Análise dos trabalhos e respectivos memoriais