quinta-feira, 24 de julho de 2014

PROJETO DE LEI PELA DIGNIDADE DOS IDOSOS ABRIGADOS JULHO/AGOSTO 2014

O Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição, através do Centro de Longa Permanência Espaço Solidário participa da campanha por assinaturas "Projeto de lei pela dignidade dos idosos abrigados julho/agosto 2014". Precisamos colher o máximo de assinaturas possíveis para conseguir aprovar o projeto e garantir os direitos de nossos idosos seus.
Participe, você pode imprimir o PDF, colher as assinaturas e entregá-las em qualquer uma das instituições que compõem a campanha  em Natal. O Centro Sócio, que fica na rua João XXIII, s/n, Mãe Luiza, é uma delas.

Abaixo você confere o texto que segue a ficha:

A situação dos abrigos de idosos de Natal é insustentável. Eles vivem dificuldades extremas e muitos estão a ponto de fechar. A Prefeitura Municipal de Natal contribui de maneira não suficiente e os valores dos repasses estão congelados há cinco anos. As Instituições de Longa Permanência para Idosos de Natal, a Frente Parlamentar em Defesa do Idoso de Natal, os mandatos dos Vereadores Franklin Capistrano e da Profa. Eleika Bezerra Guerreiro apresentarão, no início de setembro, ao Executivo Municipal, subsídios para um Projeto de Lei que deverá regulamentar as relações entre a Prefeitura e os Abrigos. Precisamos da sua solidariedade. Subscreva a nossa petição. Muito Obrigado(a)!!!

 (Clique na imagem para abrir o PDF)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Fala Mãe Luiza Impresso - Edição de Julho

A edição de Julho de 2014 já está circulando nos mercadinhos, escolas, igreja, unidade de saúde, no próprio Centro e em outros pontos da comunidade; e mantém a filosofia de trazer luz sobre os assuntos que são de interesse do bairro. 
 Quem não é da comunidade, mas tem interesse em ler o boletim, pode acessá-lo em PDF aqui no blog na aba Edições do Fala Mãe Luiza em PDF. 
 Se você acha interessante algo e gostaria de ver estampado nas páginas do jornal, pode entrar em contato conosco através dos diversos canais de comunicação: Blog, Facebook, ou no e-mail: falamaeluiza@gmail.com.
 
 
 

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Lista do "Auxílio Moradia" sai nesta quinta-feira, 17

Será divulgada nesta quinta-feira, 17, a partir das 14h, a lista dos moradores de Mãe Luiza que terão direito ao "Auxilio Moradia",  benefício que será retroativo ao dia 15 de junho. Ou seja, as famílias irão receber  dois salários mínimos, que correspondem a dois meses de aluguel. 

O secretário municipal de habitação, Homero Grec Cruz Sá, foi quem deu a notícia a comunidade na tarde desta quarta-feira, 16, em mais uma reunião com os moradores na Escola Selva Lopes. Homero detalhou passo-a-passo, para compreensão de todos, como se dará a atuação da Secretaria de Habitação neste processo: a) Moradia Transitória e b) Moradia definitiva.


Neste primeiro momento, será garantida a "Moradia Transitória". As famílias que tiveram suas casas INTERDITADAS pela Defesa Civil irão receber o "Auxílio Moradia", que fique bem claro que o benefício será concedido ao inquilinos, aqueles que moravam nos imóveis. 

Após identificar seu nome na lista de beneficiários, o morador deve se dirigir a Secretaria de Habitação, nos dias 21 e 22 de julho (segunda e terça-feira), com Identidade, CPF e o número da conta corrente em seu nome, é nela que será depositado o valor a ser pago. As 93 famílias serão previamente divididas entre esses dois dias e terão o dia também definido na listagem.

ATENÇÃO: é critério que a conta corrente esteja no mesmo nome do beneficiário que constará na listagem, o responsável pela família cadastrado pela SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social).

As famílias beneficiadas com o "Auxílio Moradia" irão assinar uma declaração, uma espécie de termo se comprometendo a utilizar o dinheiro depositado para pagar os alugueis dos imóveis. O cumprimento deste termo será fiscalizado pela Secretária de Habitação, e caso o dinheiro não esteja sendo utilizado corretamente o benefício será suspenso.

Homero alertou que quem não estiver na lista, não adianta procurar a Secretaria de Habitação, estes casos serão observados junto a SEMTAS, que deverá analisar os motivos da falta e tomar as providencias cabíveis observando os cadastros.

Em um segundo momento, será garantido a "Moradia Definitiva". Os imóveis interditados serão separados em três modalidades: a) Casas completamente destruídas; b) Casas comprometidas e c) Casas interditadas por precaução.

As casas completamente destruídas, que segundo Homero estão entre 30 e 35 moradias, serão reconstruídas e devolvidas aos seus proprietários. Já as comprometidas serão reformadas, e as interditadas por prevenção serão liberadas após análise da Defesa Civil e da SEMOPI. Serão utilizados possíveis recursos federais, conseguidos junto ao Ministério da Integração; do programa "Minha Casa Minha Vida" e da Prefeitura do Natal. A intenção é manter os moradores no bairro, construindo as novas moradias em possíveis terrenos desocupados e na área recuperada.

Na ocasião estiveram presentes os vereadores Sandro Pimentel, Júlia Arruda e Eleika Bezerra que se comprometeram em atuar, com uma comissão de moradores, junto a CAERN e COSERN, no intuito de restabelecer o fornecimento de água e energia regular o mais rápido possível.

As reuniões do Fórum de Entidades de Mãe Luiza junto com moradores e representantes das diversas entidades públicas continuarão acontecendo todas as quartas-feiras, as 15h30, na escola Selva Lopes. Estaremos sempre acompanhando de perto. Ainda faltam muitas respostas, por exemplo como se dará o ressarcimento das perdas materiais como móveis e carros.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Ecos da Mostra Audiovisual em Mãe Luiza

Na noite de ontem, quinta-feira, 10, ás 18h30, foi realizada no Ginásio Poliesportivo Arena do Morro a "Mostra Audiovisual em Mãe Luiza", evento que encerrou o Projeto "Oficinas de Audiovisual em Mãe Luiza" realizas pelo Coletivo Caboré Audiovisual com o apoio do Centro Sócio-pastoral e outras instituições que atuam no bairro.


Na ocasião, foram exibidos os curtas-metragens produzidos pelos jovens de Mãe Luiza que participaram do projeto: "O Meu Recomeço", "Olhares de Mãe Luiza" e "Isso é um assalto". A programação ainda contou com a apresentação cultural dos jovens T-Nem e T-Dem (hip hop) e roda de capoeira da comunidade. Também foi possível conhecer um pouco mais sobre o que está sendo produzido no audiovisual do Rio Grande do Norte  com a exibição de curtas-metragens da "Mostra Audiovisual Potiguar".


Um pouco mais sobre as produções audiovisuais dos jovens:

Isso é um assalto: A insegurança no transporte público vista de três pontos de vista é a trama do curta-metragem, que narra um assalto protagonizado por um menor de idade e a visão dos demais envolvidos no fato. 
Equipe: Janyelson Firmino, Ilana Pinto, Isaac Garcia, Roberta Fernandes, Edson Justino, Reverson Viana, Wesley Soares.


Olhares de Mãe Luiza: O curta-metragem trata da história de Mãe Luiza. Lembranças de antigamente, as dificuldades e a realidade, contada pelos próprios moradores do bairro. 
Equipe: Flávio Silva, Michael Lima, Lucy Vasco, Wagner Henrique, Pyetra Alves.


O Meu Recomeço: “O Meu Recomeço” retrata a vida de adolescentes que engravidam ainda muito novas, abordando as dificuldades que tem que enfrentar para que possam ficar com seus filhos nos braços. 
Equipe: Alicia Soares, Debora Bune e Jaqueline Carla.

Ainda teve uma pipoquinha grátis!!