quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Coletivo Mãe Resistência promove "Poetizarte"

O pessoal do Coletivo Mãe Resistência promove nesta quinta-feira, 30, na Praça de Mãe Luiza, o evento "Poetizarte". A programação começa as 19h com a realização de um Sarau, logo após, às 20h é a vez do rap com o pessoal do Éris, finalizando as 21h com o pop-punk Idiossincrasias. Ao longo de todo o evento acontece, também a exposição "Expovaral: Olhar de pessoa louca" com Christalina.



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mutirão de Exames Gratuitos na Maternidade Januário Cicco

No dia 30 de outubro, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) promove um mutirão para a realização de exames gratuitos. A ação acontece das 8h às 16h com atendimento feito pelos médicos mastologistas da maternidade e o apoio de estudantes, residentes e demais servidores.

Durante o atendimento, as mulheres farão exames de triagem para identificação de fatores de risco e nódulos nas mamas. Caso seja identificado algum problema ou risco, serão encaminhadas para atendimento posterior na maternidade com mamografia, ultrassonografia e consulta detalhada.
Todo o ambulatório da MEJC estará mobilizado para a ação. Ao todo serão 20 salas destinadas exclusivamente para o atendimento das mulheres no mutirão. Além da realização dos exames, serão distribuídos informativos e oferecidas palestras educativas.

 O professor Murillo de Britto afirma que os exames são de grande importância para o tratamento da doença. “É diferente do câncer de colo, que sofre algumas alterações que podem evoluir para o câncer e a gente pode interferir nessas fases de evoluções. O câncer de mama já aparece como câncer. Então, a gente tem que fazer esse diagnóstico precoce com o exame de excelência que é a mamografia”, avalia.

Diariamente, a MEJC realiza atendimento à população pela manhã e à tarde, inclusive realizando cirurgias, mamografias e ultrassonografias. O atendimento oncológico não é feito na maternidade, mas as mulheres diagnosticadas com a doença são encaminhadas para a Liga Contra o Câncer.
 



 Fonte: Agecom - UFRN

Fala Mãe Luiza Impresso - Edição de Setembro-Outubro

A edição de Setembro-Outubro de 2014 já está circulando nos mercadinhos, escolas, igreja, unidade de saúde, no próprio Centro e em outros pontos da comunidade; e mantém a filosofia de trazer luz sobre os assuntos que são de interesse do bairro. 
 Quem não é da comunidade, mas tem interesse em ler o boletim, pode acessá-lo em PDF aqui no blog na aba Edições do Fala Mãe Luiza em PDF. 
 Se você acha interessante algo e gostaria de ver estampado nas páginas do jornal, pode entrar em contato conosco através dos diversos canais de comunicação: Blog, Facebook, ou no e-mail: falamaeluiza@gmail.com.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Projeto Mãe Luíza (Sem) Desastres promove seminário

O Projeto de Extensão e Pesquisa “Mãe Luíza (Sem)Desastres”, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza nos dias 22 e 23 de outubro o II (Sem)Desastres  - II Seminário Multidisciplinar sobre Desastres. O evento acontece no Auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e busca discutir acerca dos efeitos das chuvas de junho deste ano no bairro de Mãe Luíza.

No primeiro dia do seminário, serão compartilhadas informações a respeito do desastre ocorrido em Mãe Luiza, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e Secretaria do Estado de Segurança Pública e Defesa Social, bem como moradores da comunidade.

A palestra de abertura será proferida pela mestre em Relações Internacionais Luara Landulpho, representante do Centro de Excelência de Redução do Risco de Desastres (CERRD) da United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNISDR), escritório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante o evento acontece ainda a oficina de Elaboração do Plano de Contingência e de Exercício Simulado, tomando como experiência-piloto o bairro de Mãe Luíza, cujo objetivo é estimular a participação popular na construção de um plano de contingência de proteção e defesa civil para a cidade de Natal.

A ação é desenvolvida pelos Departamentos de Engenharia de Produção, Geografia, Psicologia, Enfermagem e Políticas Públicas representados pelos grupos de pesquisa Grupo de Extensão e Pesquisa em Ergonomia (GREPE), Grupo de Psicologia dos Desastres (GPSICODESASTRE), Grupo de Pesquisa em Dinâmicas Ambientais, Risco e Ordenamento (GEORISCO), Grupo de Pesquisa Neurociências Aplicadas, Processos Básicos e Cronobiologia (GPNAPBC).

As inscrições devem ser feitas pelo blog do evento por meio do endereço http://semdesastresufrn.blogspot.com.br/. A taxa de inscrição é 1kg de alimento não perecível.