quarta-feira, 25 de março de 2015

Seminário Desenvolvimento Local e Direito à Cidade

Mãe Luiza possuí um histórico de lutas permeada por discussões comunitárias que tomam forma em grandes seminários. Ao longo de nossa história, foram muitos os temas relevantes que ajudaram nossa comunidade a se desenvolver e entender o que acontece em seu entorno. No próximo sábado, 28, das 8h às 12h, no ginásio poliesportivo Arena do Morro, acontece o seminário "DESENVOLVIMENTO LOCAL E DIREITO À CIDADANIA".
Nessa nova discussão a comunidade de Mãe Luiza convida toda Natal a discutir quatro eixos principais: a) Equipamentos Sociais Estratégicos; b) Orçamentos Públicos; c) Controle Social e d) Gestão Compartilhada. Veja abaixo o convite do Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, entidade organizadora do seminário, à todos:
 
O Seminário Desenvolvimento Local e Direito à Cidade é um convite do Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição de Mãe Luiza para um debate sobre a Inclusão Social, a Cidade e o Desenvolvimento na ótica dos excluídos. É também uma promoção conjunta de diversas entidades e movimentos sociais.
Decorre de uma necessidade percebida por esse grupo de compartilhar a trajetória de lutas de Mãe Luiza que vem gerando avanços importantes para o bairro e para a sua gente na ótica do desenvolvimento local, da inclusão e da participação social.
Essa experiência deve ser conhecida pela comunidade natalense, sobretudo por aqueles que vivem em localidades semelhantes a Mãe Luiza para que, se se sentirem identificados, possam mover-se na construção dessa proposta de cidade inclusiva, democrática e permeada de oportunidades para todos.
 
O desenvolvimento local responsabiliza as comunidades no seu planejamento e elaboração e responsabiliza o poder público no seu financiamento e no entendimento de que a gestão de equipamentos sociais necessários ao desenvolvimento local e à emancipação das comunidades deve ser democrática e participativa.
 
Vamos debater.
Esse assunto é importante para o nosso presente e para o nosso futuro.
 
 
PROGRAMAÇÃO:
 
I. 8:00h as 8:30h Abertura – Boas vindas aos presentes, agradecimento às instituições parceiras, Composição da Mesa, (palestrantes, presidente do Centro, presidente da fundação Ameropa), saudação aos presentes pelo pe. Robério, desfaz-se a mesa. – Aparecida Fernandes/Edilsa Gadelha.
 
II. 8:30h as 8:50h A luta de Mãe Luiza pelo desenvolvimento local – Ion de Andrade
 
III. 8:50h as 9:10h Conjuntura Nacional e Desenvolvimento Local – Cesar Sanson
 
IV. 9:10h as 9:30h - Direito à Moradia e à Cidade – Marise Costa
 
V. Discussão – 9:30h as 10:00h
 
VI. 10:00hh as 12:00h Trabalho em Grupos de até 15 participantes (ver documento guia
das discussões na página abaixo).
 
VII. 12:00h – Entrega do relatório pelas relatorias à mesa e encerramento
 
Discussão em Grupo:
 
Os grupos deverão discorrer sobre os seguintes tópicos:
1. Como a sua comunidade enfrenta os problemas de direito à moradia?
 Há terrenos públicos sem uso onde você mora?
 Como você gostaria de vê-los ocupados?
2. Que equipamentos sociais importantes faltam à minha comunidade?
 Quem deveria financiar sua construção?
3. Como assegurar a participação social no planejamento e como garantir
alta qualidade e sustentabilidade?
 Como fazer funcionar a gestão compartilhada dos equipamentos entre as
comunidades e  o poder público?
 
O QUE SE PRETENDE:
 
A consolidação das propostas, elaboração da Carta de Natal e a o início da discussão sobre a mobilização social para dar visibilidade às reinvindicações e projetos será realizada no dia 10 de abril a partir das 8:30h no Ginásio Arena do Morro pela relatoria, aberta aos interessados.
A Carta de Natal, documento dos movimentos sociais da nossa cidade focado nas questões de desenvolvimento local e direito à cidade, será o produto final do seminário.
A Relatoria retornará a Carta de Natal aos participantes do Seminário por e-mail e abrirá fórum de discussão sobre a mobilização social, solenidade(s) de entrega da Carta às autoridades do legislativo, executivo, partidos e sociedade civil organizada e outra iniciativas para dar visibilidade e estabelecer compromissos das autoridades e instituições com à Carta.
 
Toda a Natal está convidada a participar deste momento de discussão e debate que interessa sobretudo a todos nós cidadãos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário