sexta-feira, 24 de julho de 2015

Lançamento: “O morro pede passagem: Educação libertadora em Mãe Luiza”

Maria Aparecida da Silva Fernandes, mais conhecida carinhosamente em nossa comunidade por "Apá",  lança hoje, 24, às 19h, na Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta, o livro “O morro pede passagem: Educação libertadora em Mãe Luiza”  pelo Caravela Selo Cultural.
O livro nos fala, baseado na tese de doutorado produzida por Apá, sobre a metodologia de educação libertadora de nosso saudoso Padre Sabino Gentili.
O livro tem cinco partes: O sujeito, a ação coletiva e os questionamentos às relações de dominação; O morro e seus itinerários: breve história de Mãe Luíza; Os itinerários de Sabino Gentili; As demandas comunitárias e um jeito particular de mobilizar e educar e a conclusão: Sabino e a educação pelo consenso.
Todos nós, que fazemos a comunidade de Mãe Luiza sabemos o quanto foi importante a presença de Sabino em nosso meio e seu jeito de nos ensinar aprendendo. O Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição com seus diversos projetos sociais foi, e ainda é, um dos grandes palcos de avivamento das discussões pertinentes do nosso bairro. Tudo isso, fruto desta convivência com nosso saudoso padre.
Assim como nós, Aparecida Fernandes, nossa Apá, bebeu na fonte dessa educação libertadora, educação para uma vida autônoma sempre em busca da dignidade. Hoje, nos devolve em forma de livro um pouco destas experiências e mostra aos demais, que não tiveram o privilégio de vivenciar essa história, o quanto foi exitosa a forma construtiva de educar, e sobretudo conviver de nosso querido Sabino.


SERVIÇO:
O quê: Lançamento do livro “O morro pede passagem: Educação libertadora em Mãe Luiza”
Onde: IFRN Cidade Alta
Quando: Nesta sexta-feira, 24, às 19h


 

Um comentário:

  1. Oi minha gente este é o meu terceiro comentário sobre o livro de Maria Aparecida, O MORRO PEDE PASSAGEM, gostaria de adquirir mais dois exemplares.Adorei o livro.
    Maria Emilia Wanderley

    ResponderExcluir