quinta-feira, 31 de março de 2016

Mulheres do Morro: Larissa Nascimento


Fechamos o especial "Mulheres do Morro" com a professora de karatê  Larissa do Nascimento Araújo. Larissa tem apenas 16 anos e estuda o 9º ano na escola Alberto Torres, mas já tem uma consciência social e desenvolve, gratuitamente na comunidade, a formação de jovens e crianças através do Karatê. 


JFML: Quando você despertou o desejo de praticar o karatê?
Larissa: Aos 11 anos, quando ainda estudava na Escola Selva Capistrano Lopes, foi lá que comecei a fazer karatê com o professor Thiago Lima, que me acompanha até hoje. Gostava de jogar bola e surfar, mas foi praticando o karatê que despertei o gosto pelo esporte.

JFML: Então o professor Thiago Lima foi seu grande incentivador?
Larissa: Sim. Primeiro na Selva Lopes, depois quando o grupo foi para a Associação “Amigos do Coração”, nas turmas que damos aulas na Casa Crescer e também nas competições.

JFML: Fale um pouco sobre a modalidade?
Larissa: No karatê temos alguns lemas que nos orientam. A formação do caráter da pessoa, desenvolvido pela educação recebida dos pais, professores e pela cultura de nosso povo. O respeito a bons princípios. O esforço em transpor obstáculos, em conquistar algo se esforçando, lutando com garra e tendo mérito para isso. Conter o espírito de agressão, sabendo usar o que sabe para o bem, mantendo o respeito a cima de tudo.


JFML: Nessa caminhada quando foi que você resolveu ser professora e atuar na comunidade?
Larissa: A partir do momento que eu decidi seguir os mesmos passos do meu professor. Então, quando eu conquistei a faixa rocha ele me disse “Larissa você está pronta”, e a partir daí comecei a ser responsável pela turma dos menores.

JFML: E como funciona a “escolinha de karatê”?
Larissa: Damos aulas para crianças e adultos. Eu fico responsável pela turma das crianças e o professor Thiago pelos adultos. É um trabalho onde devolvemos à comunidade tudo que aprendemos e sabemos, é voluntário e quem quiser pode participar não paga nada. 


 JFML: Você acha que dentre os seus alunos há algum com o potencial de dar continuidade a esse projeto e dar aulas assim como vocês?
Larissa: Com certeza, nos deixamos bem claro a filosofia do Karatê. Acho sim, que muitos deles podem se interessar, assim como eu, em devolver à comunidade o que receberam. Mas existem dois pensamentos, aqueles que pensam em ser atletas e aqueles que querem sim ser professor.

JFML: E os campeonatos de Karatê?
Larissa: Participo de vários junto com toda a equipe da nossa turma. Um que me marcou muito foi o Brasileiro de Karatê Interestilos, que aconteceu no ano de 2013 em Fortaleza. Nessa competição eu estava na faixa laranja e conquistei o terceiro lugar frente a competidores de todo o Brasil.

JFML: Como você vê o desenvolvimento do esporte em Mãe Luiza?
Larissa: Hoje em dia observo que existem muitos lugares na comunidade onde é possível praticar esporte, basta o jovem querer. Temos karatê, futebol, vôlei, ginástica, surf e outros que estão fazendo a diferença no bairro. O Ginásio Arena do Morro, por exemplo, é um grande espaço onde estão sendo desenvolvidas várias modalidades.

 
JFML: E você acredita no esporte como algo que muda vidas?
Larissa: Sem dúvida alguma. Hoje, tudo que eu sou devo a minha família, claro, e ao esporte. Praticar uma modalidade esportiva, aprender princípios, conviver com as regras e em grupo desenvolve o corpo e a mente. Acredito que o esporte salva vidas.

As aulas de karatê acontecem na Casa Crescer à noite, às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h para crianças e jovens, e das 20h às 21h para adultos. A participação é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário