sexta-feira, 27 de outubro de 2017

CAERN informa comunidade sobre as etapas que faltam do saneamento em Mãe Luiza

Ontem, 26, representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) reuniram-se com a comunidade de Mãe Luiza para orientar e esclarecer dúvidas sobre as obras de saneamento que estão ocorrendo em 6 travessas do bairro (da Florestal até a 5ª descendo) e na rua João XXIII.
Segundo o gerente de obras da Caern em Natal, engenheiro Fábio Siqueira, a Rede Convencional de tubulação já está pronta, casas que dão direto na rua, restando agora a instalação da Rede Condominial, ou seja, das casas que precisam passar por terreno de terceiros e necessitam de autorização. Para isso, será realizado pela equipe da CAERN Social um trabalho de visita domiciliar que pretende esclarecer a população e mapear as casas que necessitam do sistema de Rede Condominial.  

"Desde já pedimos aos moradores da comunidade que colaborem conosco e nos recebam de portas abertas, para que possamos realizar o mapeamento e beneficiar todos os domicílios que necessitam do sistema condominial. Pretendemos, também, tirar dúvidas e orientar quanto ao bom uso do sistema", colocou a técnica em Controle Ambiental Anamélia Aguiar, da CAERN Social.
Os representantes da comunidade questionaram porque Mãe Luiza ainda não foi 100% saneada, já que isso é uma promessa antiga e que, inclusive, muitos moradores já pagam a taxa de saneamento em suas contas. "A questão é que ainda não tínhamos tecnologia suficiente para realizar o saneamento completo. Principalmente em áreas muito rebaixadas. Agora, dispomos de maquinário para realizar a instalação de um "tubo direcional" que torna o saneamento possível em difíceis zonas", esclareceu o engenheiro Fábio Siqueira.
Em relação ao pagamento indevido da taxa de saneamento, por moradores que ainda não foram contemplados com o serviço, o engenheiro orientou procurar os postos de atendimento da CAERN e realizar a denuncia, para que o valor não seja mais cobrado.


Outro ponto importante discutido no encontro foi o problema das casas que estão muito próximas ao Parque das Dunas, e portanto, em área de proteção ambiental. Esses moradores precisam procurar o Conselho Comunitário para juntos acionarem a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, no intuito de garantir uma autorização que permita a instalação do sistema de esgotamento nessas áreas.
Também foi colocado pela equipe da CAERN que, as casas que já estão com a instalação da Rede Convencional pronta irão receber um comunicado para a realização da ligação. Após o recebimento, quem deve fazer essa ligação é o próprio morador, que ira conectar o esgoto da sua casa a rede instalada pela CAERN provavelmente na calçada. Após 30 dias do comunicado ser entregue, a taxa de esgoto começará a ser cobrada independente da ligação. Por isso é necessário ficar atento. A taxa de esgoto equivale a 70% do valor da conta de água, no caso do sistema de Rede Convencional.


Muitos moradores da nossa comunidade tem direito a pagar a "Tarifa Social ou Popular", é importante procurar se informar a respeito disso. Quem está cadastrado  em programa do governo geralmente tem direito a esse benefício, a orientação é procurar os postos de atendimento da CAERN e ver se é possível o cadastramento.
Para finalizar, mais uma vez, os representantes da comunidade cobraram dos representantes da CAERN a realização de um sistema de saneamento satisfatório e de qualidade. Exigiram também a realização de uma revisão do que já foi feito, uma vez que o sistema apresenta muitas falhas e problemas.
       
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário